No dia 13 de abril de 2019, foi realizado o Primeiro Workshop Voluntários AVEC, no Campus Cristiano Machado I do UniBH. Participaram do evento 16 voluntários, além da Equipe e da Diretoria da AVEC. Com o objetivo de reunir e aumentar a interação entre os novos e antigos voluntários, o Workshop contou no primeiro momento com uma apresentação de todos. Em seguida, a apresentação da AVEC feita pela Carmelita (presidente da AVEC) e uma apresentação do Programa de Voluntariado AVEC foi realizada pela Sâmara (coordenadora pedagógica).

Foi ressaltada a importância de cada um dos voluntários para a execução dos projetos e o seu papel solidário e influenciador. Os projetos do Programa de Educação Tecnológica também foram apresentados pelos seus respectivos líderes: Garotas Applicadas (Marília Vidigal), Liga da Robótica (Caio Baêta) e Esquadrão Quero-Quero (William Corbelli e Paulo Caires). Nesse momento, os voluntários puderam conhecer mais sobre a AVEC e suas ações e projetos.

Após as apresentações aconteceu a formação sobre Aprendizagem Criativa com o Professor Edy Patrocínio, de Curitiba. Foi um momento muito rico e produtivo para conhecimento do tema. O palestrante forneceu exemplos práticos e foi interativo com o grupo de voluntários. E logo em seguida os voluntários se reuniram em grupos de acordo com cada projeto. Foi discutida a estratégia de divulgação nas escolas e foi definida a data de início das aulas do Esquadrão Quero-Quero, Liga da Robótica e Garotas Applicadas. Além disso, os grupos conversaram sobre questões específicas de cada Projeto.

Os voluntários foram convidados a preencher o quadro “O que é ser voluntário” com o uso de post-it. Palavras como: inspiração, garra, ser altruísta, colaboração, amor, crescimento, pensar no outro, troca, comunidade, aprendizado, doação, determinação, mudança, satisfação, se melhorar, solidariedade, foram exemplos escritos pelos vountários.