Confira a história da professora Efigênia Vidigal, inspiração para a AVEC
Sabia que a AVEC foi inspirada em uma pessoa? Hoje queremos contar a história da inspiração para a Associação: a professora Efigênia Vidigal. Educadora, gestora, autora de livros, e que nomeia a Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, a EMPEV.
Efigênia nasceu em 4 de junho de 1933 na cidade de Acaiaca-MG, e aos 20 anos de idade iniciou sua trajetória profissional como professora. Se formou no Instituto de Educação de Minas Gerais, e depois fez o Curso de Administração Escolar na mesma instituição.
Diretora concursada, especializou-se em Educação Infantil, foi membro da Comissão que elaborou, em 1967, o Programa da Educação Pré-Primária do Estado de Minas Gerais. Em 1971, Efigênia fundou o Instituto Cecília Meireles, estabelecimento de ensino que dirigiu até seu falecimento em 1977.
A professora ao longo da vida recebeu diversas homenagens como diplomas de Honra ao Mérito e referências elogiosas ao seu desempenho profissional. Após sua morte, a Câmara Municipal de BH prestou-lhe homenagem, dando seu nome à EMPEV. Sua família lhe prestou homenagem sendo nome do Instituto Efigênia Vidigal, depois Colégio Efigênia Vidigal.
A AVEC também é inspirada no brilhante trabalho de Efigênia como educadora. Assim, buscamos manter vivo o legado deixado pela professora, que acreditava no poder transformador da Educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.