Já pensou em tudo que o seu tempo pode fazer por você? Quer mudar um pouco a rotina?
A Clara e o Lucas, voluntários da Avec, usam algumas manhãs de sábado para ensinar programação para crianças de escolas públicas. Os dois são parte do time da Liga da Robótica, projeto da AVEC que ensina programação e robótica para crianças de escolas públicas.
Os projetos da AVEC são inovadores, oferecidos gratuitamente para estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte, realizados em um ambiente diferenciado, com toda a estrutura e, principalmente, acolhimento. Os voluntários são em geral pessoas com formação nas áreas de tecnologia, informática, e empreendedorismo. Muitos são estudantes, professores, ou apenas colegas de trabalho que, juntos, apoiam os encontros dos projetos atuando como instrutores.
Para Lucas Renan, voluntário da AVEC há mais de 1 ano, a experiência é única, “ser voluntário da AVEC foi uma das melhores coisas que eu já fiz na minha vida. Acredito que pelo fato de ser algo voluntário é um sentimento diferente do que aquele que temos durante nosso período de trabalho ou em outras coisas que fazemos no dia a dia por obrigação, porque aqui é algo que escolhemos fazer inteiramente por vontade própria, e que fazemos com amor”, afirma o engenheiro de software.
A programadora Clara, conta que é muito divertido e empolgante principalmente o contato com as crianças do projeto. “Quando vejo os estudantes empolgados com os encontros é que percebo o quão incrível é ter a oportunidade de passar uma coisa que aprendi para mudar a vida de alguém”, aponta a voluntária.
Venha ser um voluntário na AVEC!
A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), é uma organização sem fins lucrativos que oferece atividades gratuitas de tecnologia para estudantes de escolas públicas. As aulas dos projetos da Avec são ministradas por voluntários, capacitados nas áreas de tecnologia e dispostos a transmitir o seu conhecimento para crianças e adolescentes regularmente matriculados.
Neste momento a Associação está precisando de novos voluntários para compor o grupo de instrutores. Conheça os projetos e participe!
No Garotas Applicadas meninas do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas desenvolvem aplicativos para contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas. São oferecidos conteúdos de programação, liderança, planos de negócios e empreendedorismo, em encontros de 3h de duração aos sábados. Também acontecem encontros com psicólogos que abordam temas para o desenvolvimento pessoal das garotas, e este é um dos principais diferenciais do projeto: poder contar com a participação deespecialistas que dialogam com as garotas sobre temas como Afetividade, Adolescentes na Internet, Autoestima, Identidade, entre outros. Para ser voluntário do Garotas é importante ter muita vontade em ajudar as meninas e escolher entre as áreas de programação e empreendedorismo para atuar nos encontros.
Já a Liga da Robótica é um projeto para estudantes de escolas públicas de 12 a 14 anos. Eles participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. As oficinas são presenciais e acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras. A AVEC oferece todo o material necessário, incluindo os roteiros das atividades e cabe aos voluntários ministrar os encontros guiados, e apoiar os participantes nas dúvidas que eles tiverem
E por fim temos a Liga da Informática, que surgiu a partir da necessidade latente do mercado de trabalho por profissionais capacitados com a linguagem de programação. Mas não é só por pensar no futuro que a Avec incentiva o estudo da programação: aprender a programar é oportunidade para desenvolver habilidades como determinação, dedicação, persistência e otimismo frente a desafios. Por isso, alunos de escolas públicas são convidados a se inscrever nesse projeto. As atividades são gratuitas e acontecem em duas modalidades, presencial e online, como será apresentado a seguir:
Grasshopper (Online)
Com o aplicativo Grasshopper do Google, os estudantes podem aprender os primeiros passos da programação a partir do Smartphone com acesso à internet. Em encontros realizados remotamente, aos sábados pela manhã, estudantes e instrutores poderão estar em diferentes localidades, no Brasil ou no exterior.
Preparatório OBI – Olimpíada Brasileira de Informática (presencial)
São encontros dedicados à preparação de estudantes que tenham computador, conhecimento prévio em programação e desejem participar da Olimpíada Brasileira de Informática. O objetivo da OBI é incentivar que alunos e escolas se interessem por assuntos de computação, em especial raciocínio lógico, raciocínio algorítmico e programação de computadores. Os voluntários deste projeto atuarão presencialmente em BH como instrutores.
Para mais informações sobre a OBI, veja https://olimpiada.ic.unicamp.br
A Avec realiza seus projetos com o firme propósito de contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais precisamente os de nº 4 que é “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, e o de nº 5 “Garantir a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.