No dia 19 de fevereiro de 2019, terça-feira, realizou-se a reunião do Colegiado  da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, para a qual a AVEC foi convidada. Um dos objetivos do encontro foi a apresentação do Projeto Escola de Pais, que está sendo idealizada e deverá realizar-se numa parceria da EMPEV com a AVEC.  O Projeto Escola de Pais contempla a realização de palestras, com temas diversos sobre educação, lazer, cotidiano e cidadania. Além das palestras com a comunidade, a AVEC irá participar do acompanhamento escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem, com a ação de um pedagogo e voluntários da AVEC.

No encontro com os representantes do Colegiado,  a AVEC  propôs alguns temas para as palestras, com o objetivo de serem avaliados e selecionados na reunião.  A partir dessa seleção de temas, serão planejadas as primeiras palestras a serem realizadas já no próximo mês. Foram apresentados como sugestão vários temas, dentre eles: I – “Respeito – ao outro, à diversidade. ‘Não fazer ao outro o que não quero que façam comigo.’ – Preconceitos e discriminação – Bullying”,  II – “Disciplina e limites – Elogios e castigos”; III –  “Cuidados com o corpo e a saúde ;  Saúde na infância e adolescência – Higiene física e mental – autocuidado”, para os primeiros encontros.

O colegiado escolar é composto por representantes dos professores, funcionários, estudantes, famílias e representantes da comunidade local; é uma das instâncias competentes para decisões relacionadas à escola.

Na reunião ficou combinado que as palestras terão início em março e que a Escola fará sugestões de nomes de palestrantes.  Em clima de muita cordialidade, foi lembrado que as representantes da Diretoria da AVEC são também irmãs da Patrona da Escola, a Professora Efigênia Vidigal.

“A reunião aconteceu na biblioteca da EMPE. Gostei muito da dinâmica da reunião e o relacionamento da diretora Isabel com as mães presentes. As mães participam com entusiasmo e residem em diversos pontos do bairro, informando à diretora as suas dificuldades e sugestões. A Diretora Isabel e as participantes do Colegiado elogiaram os temas apresentados e estão confiantes que os resultados serão muito positivos.”  Alice Vidigal, membro da Diretoria da AVEC