Liga da Informática
Em 2020 a Avec planejou implantar um novo projeto com os seguintes objetivos: estimular e promover o interesse pela ciência da computação contribuir para a melhoria da educação básica promover a inclusão social a partir da difusão do conhecimento Foi necessário adaptar o formato das atividades para oferecer a primeira edição, a partir de 2021, com a mesma justificativa: é cada vez maior o número de oportunidades que se abrem no mercado de trabalho para aqueles que dominam os conceitos da programação, mesmo que sejam os iniciais. [...]
Garotas Applicadas
Com o apoio do Instituto Embraer a AVEC ofereceu em 2019 a primeira edição do projeto Garotas Applicadas que tem o objetivo oferecer atividades de empreendedorismo tecnológico a adolescentes e jovens do ensino médio de escolas públicas. Depois dessa primeira edição, e com o advento da pandemia, foi necessário adaptar as atividades para o formato online. O projeto passou a receber além de estudantes do ensino médio, alunas do nono ano do ensino fundamental . Foram incluídas Rodas de Conversa com Mulheres Inspiradoras e mantido um dos [...]
Esquadrão Quero-Quero
Equipes de alunos do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte aplicam conceitos de Física e Matemática para construir miniplanadores com materiais diversos. Depois de vários encontros participam de uma competição em que os miniplanadores devem ser lançados a mão. Vence a equipe que obtiver o voo mais longo, na distância e no tempo. Entre 2017 e 2019 foram realizadas 3 edições desse projeto, envolvendo aproximadamente 80 estudantes e 30 voluntários profissionais de empresas e graduandos de Engenharia Aeronáutica. Escolas Estaduais como Caminho à Luz, Presidente [...]
Liga da Robótica
Na Liga da Robótica, alunos de escolas públicas de 10 a 14 anos participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades do projeto são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. Os voluntários são graduandos de Engenharia e Ciências da Computação. As oficinas de ambos os projetos acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras. Todo o material de consumo, assim como as atividades impressas, é oferecido pela AVEC. Participantes e voluntários [...]
Meninas do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas desenvolvem aplicativos para contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas. São oferecidas aulas de programação, desenvolvimento pessoal, liderança, negócios e empreendedorismo, em encontros de 3h aos sábados. Também acontecem Rodas de Conversa com Mulheres Inspiradoras e um dos principais diferenciais do projeto: poder contar com a participação de psicólogas que dialogam com as garotas sobre temas como Afetividade, Adolescentes na Internet, Autoestima, Identidade, entre outros. Todas as atividades oferecidas são gratuitas, por isso é importante contar com a ajuda de parceiros e voluntários. O projeto é uma ação coordenada que envolve a Avec, diversas instituições parceiras, a comunidade e as estudantes.
Na Liga da Robótica, alunos de escolas públicas de 12 a 14 anos participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades do projeto são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. As oficinas são presenciais e acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras. Todo o material de consumo, assim como as atividades impressas, são oferecidos pela AVEC.
A Avec realiza seus projetos com o firme propósito de contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais precisamente os de nº 4 Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e o de nº 5 Garantir a igualdade de gênero.
Além desses, os projetos têm os seguintes objetivos:
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Incentivar a participação de alunos do ensino fundamental e médio em atividades nas áreas das ciências exatas e da natureza
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Gerar interesse e incentivar os estudantes a seguirem carreiras nessas áreas
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Investir no desenvolvimento de competências – conforme orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – para que os participantes possam identificar seus interesses, valores e objetivos apoiando-os na construção dos seus projetos para a vida adulta.
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Desenvolver habilidades como determinação, dedicação, persistência e otimismo frente a desafios, ou seja, habilidades necessárias para aumentar a empregabilidade dos jovens.