Um livro sobre Acaiaca, escrito por alunos da Escola Estadual Padre Simim, com a colaboração de muitas pessoas da cidade: este é um projeto que a AVEC apoiou com muita alegria.

Nestes seus vinte e dois anos de vida, a AVEC tem participado de várias ações nas áreas de Educação e Cultura em Acaiaca, cidade onde nasceu Efigênia Vidigal. Por isso, tivemos muito interesse em apoiar a ideia da direção e dos professores da Escola Estadual Padre Simim que queriam realizar um projeto multidisciplinar de Língua Portuguesa, História e Arte com o objetivo de resgatar histórias, lendas e fatos
marcantes que fazem parte da memória do povo da cidade.

E assim surgiu Acaiaca Histórias e Memórias com poemas, contos e causos que remetem o leitor a uma época em que as histórias passavam de geração em geração, trazendo ensinamentos sobre a vida, relações interpessoais, valores e conhecimentos daqueles que nos antecederam. O livro traz um importante destaque de pessoas que ficaram marcadas na lembrança do povo de Acaiaca, não por feitos grandiosos, mas
pelo jeito peculiar de cada um. E, na última parte, traz um registro informativo sobre a emancipação política do município com depoimentos, pesquisas em documentos e entrevistas com pessoas que relataram os desafios enfrentados pela cidade, até chegar aos dias atuais.

As professoras Claudia Machado de Freitas e Vanisa Nascimento Oliveira lideraram o grupo de professores e auxiliares da Escola para reunir os textos dos alunos, organizar fotos e desenhos e fazer as revisões. Zande Silva elaborou o projeto gráfico e acompanhou a finalização desse trabalho que envolveu muitas pessoas e seria impossível lembrar de todos.

No dia 8 de dezembro, o diretor Bruno Brandão Machado recepcionou os convidados na Escola Estadual Padre Simim para o lançamento do livro. Estiveram presentes professores, ex-professores e outros educadores, entrevistados, autoridades da cidade e muitos alunos, os protagonistas deste trabalho encantador.

Neste ano em que Efigênia estaria completando 90 anos, participar da realização desta obra foi um verdadeiro presente.

Nos projetos realizados pela AVEC, centenas de pessoas têm doado voluntariamente seu tempo e saber, contribuindo de maneira efetiva e competente para a Educação e a Cultura em nosso estado. Somos gratos a todos. Temos ouvido dos voluntários que eles também se beneficiam neste trabalho: estão sempre crescendo e aprendendo.

Que este livro traga aos Acaiaquenses e aos leitores em geral muitos momentos de agradável lazer e informações sobre a nossa querida Acaiaca.

E que possamos prosseguir com essa nossa construtiva parceria!