A data, criada na Inglaterra pela Women`s Engineering Society (WES), tem como objetivo inspirar e apoiar as mulheres para conquistarem espaços e terem sucesso nas carreiras das engenharias, ainda ocupadas majoritariamente pelos homens. 

No Brasil, segundo o Censo da Educação Superior realizado em 2016, as mulheres ocupavam 28% das vagas em cursos de engenharia pelo país mas, em 2022, identificou-se que havia mais alunas nas graduações de engenharia do que profissionais engenheiras atuantes, um sinal de que o interesse feminino pela área vem aumentando de forma gradativa. 

Garantir oportunidades às mulheres no ramo das engenharias deve ser um compromisso das instituições de ensino e das empresas, que precisam reconhecer que a diversidade nesses espaços traz  grandes benefícios para o mercado e para toda a sociedade. Segmentar profissões por gênero é um conceito ultrapassado que precisa ser definitivamente superado.

Na Avec, reconhecemos a importância de proporcionar às meninas acesso aos projetos que oferecemos, para despertar nelas o desejo e a confiança de que podem escolher e seguir carreiras não apenas na engenharia, mas também em outras áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Parabéns a todas as engenheiras!