Habilidades socioemocionais e digitais em tempos de pandemia são fundamentais. Por isso a AVEC realizou no dia 06 de março um webinar para  45 professores da Educação Básica e profissionais diversos. O público em sua maioria foi feminino, de pedagogas professoras do ensino fundamental 1  e residentes em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo apresentar os projetos da Associação Efigênia Vidigal e abordar um relevante  tema para a educação, principalmente em tempos de pandemia.

Como foi o evento

O momento conduzido pelo  Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (ênfase em formação docente),  professor Alessandro Rocha foi rico em contexto teórico e exemplos práticos para a atuação dos professores.

A história da professora “Ana” marcou o webinário ao mostrar a realidade da grande maioria dos profissionais de educação do Brasil. Professores habituados ao cotidiano das metodologias e práticas em salas de aulas regulares foram bruscamente inseridos num ambiente virtual de aprendizagem e as dificuldades em lidar com tecnologias e problemas de infraestrutura agravaram esse momento.

Repensar a prática profissional e dominar novos recursos a partir das habilidades socioemocionais e digitais pode ser um caminho. Uma participante do webinar relatou no chat: “Estou nesse processo,nunca havia lecionado remotamente, agora faço até correção de exercícios pelo aplicativo. Estou  feliz, consigo aproximar dos meus alunos ainda assim, estamos longe e muito perto ao mesmo tempo” .

Habilidades socioemocionais aprendidas

Dentre as habilidades socioemocionais a fala do professor Alessandro destacou cinco: comunicação, liderança, empatia, flexibilidade, resiliência  e criatividade. Um grande desafio passa pelos processos de comunicação que ficam prejudicados nos ambientes virtuais, perdem-se as informações fornecidas pela comunicação não-verbal e exige-se mais da comunicação verbal.

Durante o encontro a voluntária líder do Projeto Garotas Applicadas, Camille Carvalho contou sua trajetória e como o voluntariado  despertou a paixão pela docência.

Para finalizar o momento, fomos apresentados a dicas práticas para aulas online cada vez melhores e o evento se encerrou com um convite para que os participantes encaminhem seus alunos para os nossos projetos.

Gostaria de acessar recomendações práticas para melhorar sua atuação em ambientes digitais?
Assista o trecho final do nosso Webinar: