Conhecer uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, ouvir histórias de mulheres que participam da construção dessa empresa e ter um primeiro contato com um ambiente profissional diferenciado: foi assim a visita das participantes do projeto Garotas Applicadas à sede do Google em Belo Horizonte, no dia 11 de novembro.

Por uma iniciativa do voluntário Jeff Aguilar Rodrigues, as meninas do projeto foram convidadas a conhecer a empresa e logo no início da visita tiveram a oportunidade de ouvir os relatos de duas funcionárias, que contaram a elas suas trajetórias, envolvendo formação acadêmica, superação de desafios e o mais importante: autoconfiança e determinação para alcançar seus objetivos.

Após essa primeira apresentação, as meninas participaram de um painel que reuniu ainda outras mulheres que se dedicam à carreira na tecnologia. Conheceram por exemplo a história da engenheira Luciana Rocha que trabalha na Vale, é formada há mais de vinte anos e contou às garotas um pouco sobre a sua trajetória, como foi  se formar numa turma em que havia apenas duas mulheres e como adquiriu  experiência no mercado de trabalho. Luciana frisou a importância do apoio familiar na construção de sua carreira e como foi adquirindo experiência e segurança para lidar com imprevistos.

As 34 garotas que estiveram na visita, quase o total de participantes do projeto, ficaram atentas a tudo o que ouviram e também ao ambiente onde estavam. O Google oferece um espaço diferenciado a seus funcionários: favorecer a criatividade, a convivência e a descontração são premissas do ambiente de trabalho da empresa.

Na visita as participantes também foram acompanhadas por 4 voluntários do projeto, além da presidente da Avec, Carmelita Vidigal, e a auxiliar administrativa Caroline Fichelschere. Após o painel todos foram convidados para um coffebreak e em seguida as meninas formaram pequenos grupos que, liderados por funcionários do Google, visitaram as dependências da empresa.

A Avec agradece ao Google BH pela oportunidade, em especial ao funcionário David Reis que, contatado pelo voluntário Jeff Aguilar, possibilitou a realização da visita. Agradecemos imensamente ao Jeff pela iniciativa.

Sobre a percepção das nossas garotas applicadas quanto à experiência, deixamos o relato de uma mãe: “Gostaria de agradecer a todos pela iniciativa da visita, as meninas amaram. Chegaram em casa tão animadas e felizes. Esse projeto é fantástico. Muito obrigada!”

As garotas applicadas a caminho da sede do Google, em ônibus fretado pela Avec