O encerramento do Projeto Liga da Robótica aconteceu no PlugMinas nos dias 23 e 24 de novembro e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre alunos, familiares e a equipe da AVEC. Durante o evento, foi apresentado um vídeo sobre as atividades da Liga em 2018 e foi feita a entrega de certificados e das camisas aos alunos participantes.
O projeto aconteceu de maio a novembro, com a participação de alunos de escolas públicas, distribuídos em turmas nas sextas e sábados. Voluntários ministraram as aulas com a utilização do programa Scratch, desenvolvido pelo MIT, para ensinar conceitos básicos de programação. Esses conteúdos foram usados para conectar peças do kit WeDo da Lego e construir montagens que eram ligadas ao computador para se movimentarem.
Na sexta-feira, dia 23/11, a diretora Elza Helena e a coordenadora Débora Cristina, da Escola Estadual do Instituto Agronômico, participaram do evento, e Rosalva Portella, gerente executiva do PlugMinas, também esteve presente.
Durante a exibição do vídeo os alunos puderam vivenciar outra vez as atividades em sala de aula e tiveram a oportunidade de observar o trabalho que desenvolveram ao longo do ano, com dedicação. Logo após a exibição do vídeo foi realizada uma dinâmica em grupo, planejada para ser um momento de reflexão sobre o projeto. Dela participaram todos os presentes, incluindo os familiares, e todos foram convidados a se expressar sobre o que havia sido a Liga da Robótica para eles.
Leia abaixo alguns depoimentos de familiares sobre a Liga da Robótica:
“Meu filho, era um menino muito fechado, tímido, que costumava ficar o dia todo dentro do quarto. Depois de começar no projeto, ele passou a ter toda semana uma história nova pra contar, comentava sobre a convivência com os colegas, a programação feita nas aulas e como estava indo com os robôs. Além disso, ele estuda em um colégio que é muito puxado, em Matemática, por exemplo ele vinha tirando notas não muito boas, e depois que veio para a Liga da Robótica ele teve uma melhora significativa nas notas. Nós, como família, só temos a agradecer a AVEC, e desejar que o projeto continue no próximo ano, porque foi um ganho imenso para nós e para os nossos filhos”. Daniela, mãe do Bernardo, 13 anos, aluno do Colégio Tiradentes.
“Estou muito satisfeita com o projeto e com a dedicação que foi dada a ele, a AVEC está de parabéns, desejo que a Liga da Robótica continue no próximo ano com toda essa energia e força”. Elizabeth, mãe do Yuri, 13 anos, aluno da E. M. Monsenhor Artur.
“Meu filho passou a se empenhar mais e ficar mais interessado por Robótica e Lego, e eu agora até tenho algumas peças em casa, que ele já usa para montar figuras. Isso abriu as portas para que crescesse o interesse dele por essa parte de construir. Quero que o projeto continue e só tenho a agradecer a AVEC por essa oportunidade.” Lindomar, pai do Rodrigo, 14 anos, aluno da E. M. Barão de Macaúbas.
A AVEC parabeniza os alunos e voluntários pelo empenho, e planeja a próxima edição do projeto em 2019.