Depois de muita espera finalmente no dia 30 de setembro, último domingo, foi realizado o encerramento da segunda edição do projeto Esquadrão Quero-Quero.  A competição que marca a conclusão do projeto ocorreu no espaço do Plugminas e contou a parceria entre a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura – AVEC, a Escola de Engenharia (EMGE) e o Plugminas.

Desde o mês de maio os alunos de seis escolas públicas estaduais participaram aos sábados de oficinas teóricas e práticas na aplicação de conceitos matemáticos e da física na aeronáutica. As oficinas foram ministradas por voluntários dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Mecânica da UFMG e profissionais da aeronáutica, que auxiliaram os alunos na construção de mini planadores que seriam lançados na competição de encerramento. Entre as atividades do Projeto foi realizada uma visita técnica no dia 25 de agosto à UFMG ao Centro de Estudos Aeronáuticos e ao Túnel de Vento da UFMG, o que enriqueceu ainda mais a experiência dos alunos e alunas com o tema.

Saiba mais sobre a visita dos alunos aqui.

As equipes que participaram foram batizadas pelos alunos de Equipe Bin Laden, da E.E. Caminho à Luz, Equipe Avengers, da E.E. João Alphonsus, Equipe Fênix, da E.E. Presidente Dutra, Equipe Ave de Ferro, da E.E. Santo Afonso, Equipe Esquadrão Kamikaze, da E.E. Laudieme Vaz de Melo, Equipe Liones, da E.E. Flávio dos Santos. As escolas marcaram presença, e a torcida de familiares e professores animou o evento.

Para realização do arremesso dos mini planadores, foi utilizada uma plataforma elevatória em que o aluno ou aluna, junto com um profissional capacitado, subia com o mini planador e realizava o lançamento. Foram utilizados os equipamentos de proteção recomendados e respeitadas todas as normas de segurança. A competição aconteceu em quatro baterias de lançamentos, e o resultado final foi a média entre os os parâmetros de avaliação das baterias de cada equipe. O objetivo de realizar baterias é buscar o melhor desempenho em mais de uma tentativa. Nesta edição um dos grupos atingiu o recorde de distância de voo do projeto. O mini planador da Equipe Bin Laden, durante a terceira bateria da competição, percorreu no ar uma distância em torno de 70 metros em linha reta.

A equipe campeã foi a recordista Bin Laden, da E.E. Caminho a Luz e cada integrante recebeu como prêmio um drone e o certificado de participação e de vitória. Além da equipe vencedora, todas as equipes foram contempladas com certificados que, além de atestar a participação dos alunos e alunas no projeto, destacavam o trabalho realizado em diferentes categorias: melhor design, projeto mais inovador, maior assiduidade, menor peso do mini planador, maior confiabilidade de projeto e maior produtividade.

A equipe de voluntários que acompanhou os participantes durante o projeto esteve presente e foi responsável pela operacionalização da competição. Comandados pela locução do voluntário Gabriel Malaquias – que conduziu o evento com muita alegria e descontração – os voluntários e voluntárias fizeram as medições dos percursos e avaliavam as condições de cada voo.

Para a presidente da Associação, Carmelita Vidigal, muitas pessoas contribuíram para o sucesso do evento, e ele foi o ponto alto de um projeto que é muito valorizado pela AVEC.  Para ela, “alunos e voluntários, numa convivência de muito aprendizado, nos incentivam a continuar buscando formas criativas de ensinar conteúdos e desenvolver habilidades importantes para se viver no mundo contemporâneo”.

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura agradece a presença e a participação de todos os envolvidos no projeto e informa que trabalhará com afinco para que uma terceira edição seja realizada no ano de 2019. Até lá!