Estudos indicam que ser voluntário faz bem para a saúde

Sabemos que ser voluntário é muito bom, agora que pode ajudar a sua saúde é novidade! Estudos recentes comprovam que o trabalho voluntário a longo prazo pode ajudar na saúde física e mental dos praticantes.

De acordo com o livro “The Healing Power of Doing Good: The Health and Spiritual Bene ts of Helping Others (O poder curativo de fazer o bem – Os benefícios à saúde e espirituais de ajudar os outros) do escritor Americano Allan Luks, ex-director do Instituto para o Avanço da Saúde de Nova York. A obra aponta que “este tipo de tarefa faz uma pessoa se sentir bem espiritualmente e ainda contribui para melhorar a sua saúde física, mental e emocional”.

O pesquisador realizou uma série de estudos que constataram que os participantes que se envolveram em alguma atividade filantrópica, em consequência, tiveram redução dos níveis de estresse e maior equilíbrio emocional. Os envolvidos na pesquisa também reduziram quase por completo outras doenças, como insônias, depressão, dores, e até mesmo diminuição dos quadros de resfriados e gripes. 

E ai? Está esperando o quê para vir ser parte da AVEC? 

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), é uma organização sem fins lucrativos que oferece atividades gratuitas de tecnologia para estudantes de escolas públicas. As aulas dos projetos da Avec são ministradas por voluntários, capacitados nas áreas de tecnologia e dispostos a transmitir o seu conhecimento para crianças e adolescentes regularmente matriculados. 

Neste momento a Associação está precisando de novos voluntários para compor o grupo de instrutores, conheça os projetos e participe!

No Garotas Applicadas meninas do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas desenvolvem aplicativos para contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas. São oferecidas aulas de programação, desenvolvimento pessoal, liderança, negócios e empreendedorismo, em encontros de 3h de duração aos sábados. Também acontecem Rodas de Conversa com Mulheres Inspiradoras e um dos principais diferenciais do projeto: poder contar com a participação de psicólogas que dialogam com as garotas sobre temas como Afetividade, Adolescentes na Internet, Autoestima, Identidade, entre outros. Para ser voluntário no Garotas é preciso apenas muita vontade em ajudar as meninas, e conhecimento em programação e empreendedorismo são um diferencial para o desempenho dos encontros.

Já na Liga da Robótica são estudantes de escolas públicas de 12 a 14 anos participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades do projeto são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. As oficinas são presenciais e  acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras. A AVEC oferece todo o material necessário, incluindo os roteiros das atividades, cabe aos voluntários ministrar os encontros guiados, e apoiar os participantes com dúvidas e sugestões.  

E por fim temos a Liga da Informática, que surgiu a partir da necessidade latente do mercado de trabalho por profissionais capacitados com a linguagem de programação. Mas não é só por pensar no futuro que a Avec incentiva o estudo da programação: aprender a programar é oportunidade para desenvolver habilidades como determinação, dedicação, persistência e otimismo frente a desafios.

Por isso, alunos de escolas públicas são convidados a se inscrever neste projeto. As atividades são gratuitas e acontecem em duas modalidades, presencial e online.

  • Grasshopper (Online)

Com o aplicativo Grasshopper do Google, os estudantes podem aprender os primeiros passos da programação a partir do Smartphone com acesso à internet. Em encontros realizados remotamente, aos sábados pela manhã, estudantes e instrutores poderão estar em diferentes cidades pelo próprio celular aprendendo e se desenvolvendo. 

  • Preparatório OBI – Olimpíada Brasileira de Informática (presencial)

São encontros dedicados à preparação de estudantes que tenham computador, conhecimento prévio em programação e desejem participar da Olimpíada Brasileira de Informática.  O objetivo da OBI é incentivar que alunos e escolas se interessem por assuntos de computação, em especial raciocínio lógico, raciocínio algorítmico e programação de computadores. Os voluntários deste projeto atuarão presencialmente em BH como instrutores. 

Veja https://olimpiada.ic.unicamp.br

A Avec realiza seus projetos com o firme propósito de contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais precisamente os de nº 4 que é “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, e o de nº 5 “Garantir a igualdade de gênero”.