Por Maria José Vidigal

Tempos atrás, existiu em nosso país o Círculo do Livro, que reunia milhares de assinantes. A ideia era que eles recebessem mensalmente em suas casas um livro escolhido por eles mesmos, entre os vários títulos da Editora. Os preços eram acessíveis e as edições eram de boa qualidade.  Os assinantes eram também incentivados a participar dos clubes de livros, onde se discutia a obra que fora lida por todos.

Com a Internet, esse modelo foi renovado e hoje as plataformas digitais atraem grande número de pessoas, que compartilham na rede suas opiniões e preferências.

Foram criados vários Clubes de Livros, em que os assinantes pagam uma taxa e recebem em suas casas uma obra por mês. São também incentivados a conversar sobre ela por meio dos aplicativos e de encontros presenciais. É surpreendente o sucesso desta iniciativa, importante para despertar o interesse pela literatura, pois sabe-se que nosso país tem proporcionalmente poucos leitores.

Os clubes de Livros têm criado vários atrativos para os leitores. Além disso, a expectativa criada pela surpresa de receber cada livro  tem conquistado  cada vez mais  leitores.

Há vários clubes de livros no Brasil, como “Turista Literário”, “TAG – Experiências Literárias” e “Garimpo”. Procure conhecê-los.  Afinal, como dizia o escritor mineiro Bartolomeu Queirós, “Ler é restaurar-se e renovar-se com as emoções dessemelhantes do próximo. O livro é passaporte, é bilhete de partida”.