Os mineiros e especialmente os belorizontinos podem se orgulhar de ter uma maravilhosa Orquestra Filarmônica e uma bela sala de espetáculos, a Sala Minas Gerais. Regida pelo maestro Fábio Mechetti e mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde sua criação em 2008, a Filarmônica  está hoje inserida  no cenário mundial da música erudita e tem trazido a BH artistas de renome internacional.  Como regente associado, a Filarmônica conta com o maestro Marcos Arakaki.  A Filarmônica de Minas Gerais já se apresentou em 15 capitais brasileiras, na Argentina e no Uruguai.

Como nos anos anteriores, a Filarmônica apresenta neste ano várias séries de concertos, num programa anual de altíssimo nível. Uma dessas séries, denominada “Fora de Série” vai explorar a relação da música com outras manifestações humanas.  Talvez as primeiras e mais profundas formas dessa colaboração tenham sido as da música com a dança, tema do primeiro concerto deste ano, realizado em 9 de março, que apresentou um dos balés mais conhecidos da história da música, A Bela Adormecida de Tchaikovsky, as Danças Africanas de Villa-Lobos e outras, sob a regência do maestro  Marcos Arakaki.

O próximo concerto, a ser realizado no dia 30 de março, sob a regência de Fábio Mechetti, focará a relação da música com o teatro e então serão apresentadas obras de Mozart, Grieg, Mendelssohn e Tchaikovsky, sobre temas de Shakespeare e outros autores.

Outros concertos da série abordarão temas como cinema, fauna e flora, guerra e paz, mitologia, pintura, religiosidade e literatura.

Para mais informações acesse o site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Endereço: Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Belo HorizonteUL – MG

Telefone: (31) 3219-9000