Antigo “Senado Mineiro” e depois “Pagadoria da Capital”, o bonito casarão da Av. João Pinheiro é hoje o MUSEU MINEIRO, com riquíssimo acervo de obras de arte. A coleção de arte sacra é memorável, apresentando obras do barroco mineiro, muitas delas de autores desconhecidos.
O Museu Mineiro faz parte do Circuito Liberdade e é referência para as demais instituições estaduais. Possui acervo de mais de 3.500 peças das mais variadas tipologias, datadas do século XVIII ao atual. Além das exposições de longa duração, o MUSEU MINEIRO promove atividades de extensão e exposições temporárias.
Atualmente está sendo apresentada a mostra denominada “Notas de viagem Brasil – Moçambique”, síntese de iniciativas da UFMG no país africano, ampliando os caminhos da parceria entre os povos de língua portuguesa. A parceria envolveu também a Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP e a Universidade Eduardo Mondlane _ UEM, de Maputo, capital de Moçambique. Em Moçambique viveu o inconfidente e poeta Tomaz Antônio Gonzaga – o Dirceu, depois que foi expulso do Brasil. Lá se casou, teve filhos e viveu até a morte.
Mais informações em Museu Mineiro.
Endereço: Av. João Pinheiro 342 – Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Telefone: +55 (31) 3269 1103
- Horário de Funcionamento:
Terça à sexta: 10h às 19h.
Quinta-feira: 12h às 21h.