O maestro Marcos Arakaki, regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, está lançando neste mês de abril um interessante livro, com o título acima.

O autor fala sobre o livro: “você encontrará a linha do tempo, que estará dividida horizontalmente em duas partes. Na parte superior da página veem-se os acontecimentos da história da música e, na parte inferior da mesma página, encontram-se importantes fatos históricos, entre os quais obras literárias e de artes, construções, invenções e outros acontecimentos.  A partir do ano 1700, na parte central da página.  visualiza-se também a história da música clássica no Brasil.  O principal objetivo dessa linha do tempo é possibilitar ao leitor traçar paralelos entre os acontecimentos,  permitindo, assim,  a contextualização histórica de diversas criações musicais e da vida dos principais compositores e seus contemporâneos com a história da humanidade.”  Trata-se de um livro inovador, com o formato de linha do tempo, o que permite ter uma visão global da evolução da música através dos tempos.

Vemos, por exemplo, na página sobre a década de 1830,  enquanto na Alemanha Brahms compunha suas sinfonias, no Brasil   destacava-se o  romantismo musical de Carlos Gomes e, na História Geral, Samuel Morse criava o código Morse e o Telégrafo.

Com edição do próprio autor, “A História da Música Clássica através da Linha do Tempo” tem  projeto gráfico de Renata Gibson e Pesquisa de Analine Melo Arakaki.