O maestro Marcos Arakaki, regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, está lançando neste mês de abril um interessante livro, com o título acima.
O autor fala sobre o livro: “você encontrará a linha do tempo, que estará dividida horizontalmente em duas partes. Na parte superior da página veem-se os acontecimentos da história da música e, na parte inferior da mesma página, encontram-se importantes fatos históricos, entre os quais obras literárias e de artes, construções, invenções e outros acontecimentos. A partir do ano 1700, na parte central da página. visualiza-se também a história da música clássica no Brasil. O principal objetivo dessa linha do tempo é possibilitar ao leitor traçar paralelos entre os acontecimentos, permitindo, assim, a contextualização histórica de diversas criações musicais e da vida dos principais compositores e seus contemporâneos com a história da humanidade.” Trata-se de um livro inovador, com o formato de linha do tempo, o que permite ter uma visão global da evolução da música através dos tempos.
Vemos, por exemplo, na página sobre a década de 1830, enquanto na Alemanha Brahms compunha suas sinfonias, no Brasil destacava-se o romantismo musical de Carlos Gomes e, na História Geral, Samuel Morse criava o código Morse e o Telégrafo.
Com edição do próprio autor, “A História da Música Clássica através da Linha do Tempo” tem projeto gráfico de Renata Gibson e Pesquisa de Analine Melo Arakaki.