A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) iniciou no último sábado, 4 de março, o seu programa de projetos nas áreas de tecnologia e inovação. 50 alunas, do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas, vão participar, ao longo do ano, do projeto Garotas APPlicadas, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero estimulando meninas a conhecerem e se interessarem pelas carreiras em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática). 

No primeiro encontro do projeto, as participantes, acompanhadas de seus pais, tiveram o primeiro contato com a Avec. Inicialmente, houve um momento de apresentação do Garotas Applicadas, no qual a coordenadora de projetos Caroline Santos, em conjunto com os profissionais e voluntários da Avec, apresentou o projeto, contando quais são os objetivos, as motivações e os pilares da iniciativa, além de explicar como funcionarão as atividades e o cronograma e apresentar a equipe que acompanhará as participantes durante o ano. 

Ao final da apresentação, uma presença especial apareceu: Julia Meireles, de 17 anos, que participou do Garotas Applicadas no ano passado. Ela contou um pouco de sua experiência e falou como o projeto impactou em sua vida, proporcionando desafios e abrindo as portas para sua participação num programa de intercâmbio para os EUA. Ela se interessou pela programação e seu desejo agora é seguir na área.  

Depois dessa conversa inicial e de um lanche oferecido pela Avec, as participantes conheceram as psicólogas Paula, Kátia e Cláudia, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, parceira da Avec no projeto. Elas terão encontros mensais com as participantes para dialogar sobre temas de interesse das adolescentes. 

Logo na primeira atividade com as psicólogas, as participantes montaram um crachá, com o nome pelo qual gostariam de ser chamadas e uma ilustração de um adjetivo que as caracterizassem. Após a produção, elas formaram a Roda da Vida, uma dinâmica em que todas estavam de frente umas para as outras como é a vida. Na atividade, elas teriam que se apresentar e explicar os crachás produzidos para as outras colegas. Foi uma oportunidade de troca de contato e intimidade entre as participantes, pois elas precisaram se apresentar e justificar cada escolha no crachá.  

Para finalizar o primeiro encontro, os voluntários, em conjunto com os pais das estudantes, escreveram mensagens que seriam lidas para as meninas após a Roda da Vida. Cada bilhete continha palavras de apoio, amor e confiança, mostrando que as meninas são capazes de abraçar o projeto, vivê-lo e tirar o máximo proveito dele.  As garotas souberam também  que vão ter o apoio necessário durante o ano, seja da família, seja dos profissionais e voluntários da Avec para que concluam com êxito a jornada que se inicia agora.