Como associada fundadora e atual vice-presidente da AVEC, fico feliz participando do estágio atual em que se encontra a nossa Associação. No último sábado, dia 19 de outubro, estive no UNI-BH do Minas Shopping, onde se realizam três projetos da AVEC.

Numa das salas tinham aula os alunos da 2ª turma da LIGA DA ROBÓTICA, com a orientação dos Voluntários Luiz Vinicius, Carolina, Johnata e Rodrigo. Em outra, a turma do ESQUADRÃO QUERO-QUERO nem olhava para os lados, entretidos na construção dos miniplanadores e sendo orientados por William, Paulo e um grupo de voluntários.

Na terceira sala, só garotas. É a turma das GAROTAS APPLICADAS, que nesta aula apresentam em grupos suas ideias sobre os aplicativos que pretendem desenvolver. Dá gosto vê-las falando, discutindo, participando. Dá gosto ver os voluntários atuando. Toda a sala respira entusiasmo e animação.

Além do que acontecia nas salas, tivemos ainda visitas de representantes de outras instituições, que queriam conhecer os projetos em andamento. Essas pessoas estavam sendo recebidas pela nossa presidente Carmelita Elias Vidigal, enquanto Caroline e Flávia cuidavam de questões administrativas e do lanche das turmas. Parecia uma colmeia.

Em outro local, na Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal – EMPEV – outros projetos acontecem sob a coordenação de Alice Elias Vidigal, integrante da diretoria da AVEC. Alice coordena também as ações que a AVEC realiza em parceria com a Prefeitura de Acaiaca.

Acompanhando o desenvolvimento de hoje, volto os meus olhos para o passado, para aquele dia primeiro de outubro do ano de 2001, quando um grupo de professores, auxiliares e as diretoras do Colégio Efigênia Vidigal se reuniram com o objetivo de fundar uma associação que congregasse e sistematizasse as ações de responsabilidade social que já vinham realizando. Gosto de lembrar os nomes dos fundadores, um por um: Alice, Ana Cecília, Ana Maria, Ana Rosa, Ângela, Andrezza, Aquiles, Cassius, Claudete, Cristiane, Elizabeth Cavalcanti, Eudes, Gislane, Jane Patrícia,Márcia Bandeira, Margareth, Maria Inês, Maria José, Solange, Tânia Felipe, Teuler, Valéria e Viviane. Estes assinaram a ata de fundação, mas me lembro de muitos outros que foram grandes colaboradores da AVEC, como Vanderley, Miriam, Dalva, Raquel, Letícia, Gildo, Alexandre.

Contando com os voluntários e os recursos financeiros do Colégio, a AVEC promoveu inúmeros projetos, oferecendo cursos, oficinas, escola de esportes. Manteve um coral e cursos de flauta. Realizou também inúmeras ações de assistência social, participando de campanhas, promovendo gincanas, visitando creches e asilos.

A partir de 2009, quando deixou de receber o apoio do Colégio, a AVEC precisou reposicionar-se, enfrentando novos desafios. Mas seu funcionamento foi ininterrupto, pois a força do ideal educativo da nossa Patrona Efigênia Vidigal esteve sempre presente. Seu exemplo de educadora competente e figura humana harmoniosa e equilibrada é inesquecível.

NOSSOS VOLUNTÁRIOS – Em nossa família, sempre achamos que temos o dever de prestar serviços voluntários, porque tivemos a oportunidade de estudar em escolas e universidades públicas. Esta é uma maneira de retribuir ao País o que recebemos. Nossa diretoria é toda composta de voluntários.

O que me encanta é ver o trabalho dos VOLUNTÁRIOS DA AVEC, jovens que abrem mão de suas horas de lazer, para prestar um serviço educativo.
Eles são comprometidos com o desenvolvimento dos alunos, com a qualidade do ensino e com os resultados a serem alcançados. Por outro lado, sabem que eles também aprendem e se beneficiam com o convívio na sala de aula. Nossa homenagem e gratidão aos nossos VOLUNTÁRIOS!

NOSSOS PARCEIROS – Tem sido valiosa a participação de pessoas e instituições que doam para a AVEC os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos. Muitas vezes as parcerias se concretizam por meio de recursos financeiros. Outras vezes, através de cessão de espaços, materiais e prestação de serviços. Instituições como Instituto EMBRAER, Prefeitura de ACAIACA, UNI-BH, Plug Minas, Sesc/MG, EMGE e outras têm sido valiosos parceiros da AVEC. A todos o nosso agradecimento e nossa expectativa de continuarmos como essas PARCERIAS!

NOSSA EQUIPE – Ao longo desses dezoito anos, a AVEC contou com a colaboração efetiva de dezenas de pessoas às quais queremos prestar nossa homenagem e agradecimento. Como empregados ou como autônomos, em trabalho permanente ou eventual, todos deixaram sua marca, participando do nosso ideal.

NOSSA ATUAL DIRETORIA E CONSELHO FISCAL – Carmelita, Alice, Leonardo,Letícia, Vanderley, Lourdes, Jeanette e Johny Erick, comprometidos e atuantes doam seu tempo, energia e expertise em prol dos objetivos da AVEC. Nossa homenagem a essa turma muito especial!

E agora, atingida a sua maioridade, nesta nova etapa de sua bela história, espero que a AVEC, através de seus diretores, colaboradores e voluntários, olhe confiante para o futuro e continue colaborando com o entusiasmo de sempre, para a Educação e a Cultura do nosso País.

Maria José Vidigal
21 outubro 2019