O Programa de Educação Tecnológica da Avec

Com atividades no UniBH, Campus Cristiano Machado, neste ano de 2019, os projetos Liga da Robótica e Esquadrão Quero-Quero mobilizam, ao todo, 72 alunos e 22 voluntários.

Originários de 19 escolas públicas de Belo Horizonte, os alunos participam da Liga da Robótica em dois horários: de 8h às 10h e de 10h às 12h. Para o Esquadrão Quero-Quero foi formada uma turma, de 9h às 12h, com alunos provenientes de 6 escolas públicas de BH.

Em ambos os projetos, os voluntários são graduandos da UFMG, do UniBH ou do CEFET, além de alguns profissionais, engenheiros e professores. Eles se dispõem a doar gratuitamente seu tempo e conhecimento para proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem num ambiente de confiança, descontração e de incentivo à criatividade.

As instalações disponibilizadas pelo UniBH para a realização das atividades aos sábados de manhã, que incluem laboratório de informática e a sala de metodologias ativas, facilitam a troca de experiências entre os participantes e o trabalho em equipe.

Participantes do Esquadrão Quero-Quero aprendem sobre a história da aviação em Minas Gerais

Turma da Liga da Robótica

 Ampliação do público atendido

A meta da Avec é alcançar com seus projetos 150 alunos neste ano de 2019, e o programa de parceria com a Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal – EMPEV – vai contribuir para que esse número se torne realidade. O apoio pedagógico a alunos em fase de alfabetização vem sendo realizado semanalmente, com a participação de uma professora acompanhada pela Avec e pela Escola. Aproximadamente 50 crianças são atendidas por essa iniciativa, que já está gerando resultados positivos.

Em outra perspectiva, a Escola de Pais – em que rodas de conversa são oferecidas aos pais e responsáveis pelos alunos – acontece mensalmente, nas dependências da EMPEV.

Temas como aprendizagem, relação família-escola e convivência saudável na escola são tratados nos encontros oferecidos a toda a comunidade escolar.

Escola de Pais na EMPEV

Diretoria da Avec, vice-diretora da Empev e palestrante Cláudia Starling

Cultura e entretenimento                           

Além de atividades educacionais, a Avec mantém o compromisso de contribuir para a valorização de atividades culturais, como por exemplo na parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal de Acaiaca, MG, para a realização do Arraial Junino da cidade.

Pelo quarto ano consecutivo, a Avec contribuiu para a realização da festa, que neste ano contou com apresentações das crianças das escolas municipais de Acaiaca, além da quadrilha Coração Caipira, que fez uma bonita exibição dessa tradicional dança popular.

A festa foi animada ao som da banda Swing dos Mullekes, um oferecimento da Associação, que também foi responsável pela montagem e vendas da barraca da Pescaria, cuja renda será destinada às ações da Avec.

Com público estimado pela Polícia Militar – outra importante parceira na realização do evento –  de 400 pessoas, o Arraiá de Acaiaca mais uma vez foi um sucesso!

Barraca da pescaria foi um oferecimento da Avec