Participantes do projeto Garotas Applicadas conheceram o modelo de trabalho da empresa de tecnologia, além de terem o contato com mulheres especialistas da área

Na última quarta-feira, 29 de março, a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) visitou a Cadence Design Systems, líder em design eletrônico com base em mais de 30 anos de experiência em diversas áreas, entre elas, software computacional. As participantes do projeto Garotas Applicadas, que é desenvolvido pela Avec, tiveram a oportunidade de ver e entender como é o ambiente de trabalho de uma grande empresa de tecnologia, além de terem o contato com mulheres especialistas da área. 

De acordo com a Engenheira de Aplicação da Cadence, Bárbara de Souza, o objetivo da visita foi apresentar para as meninas como é trabalhar em uma empresa de tecnologia e mostrar as trajetórias de mulheres que atuam no setor, reforçando que essa carreira é possível para cada uma delas. ‘’A ideia é promover a área de tecnologia para mais mulheres, não apenas dentro desta empresa, mostrando que essa carreira também é para elas. Então, além de mostrar como é o nosso dia a dia, contamos um pouco da nossa trajetória e formação, mostrando que é um caminho possível para elas e destacando a importância de se agarrar nas oportunidades que surgem, como o projeto Garotas Applicadas’’, explica.  

No primeiro momento da visita, colaboradores da Cadence apresentaram a empresa, sua história e seu funcionamento. Após esse momento inicial, as participantes do Garotas Applicadas tiveram uma roda de conversa com as funcionárias e conheceram os espaços oferecidos pela Cadence aos colaboradores, tais como a sala de instrumentos musicais, os jardins e os espaços de convivência. Para finalizar o encontro, as meninas tiveram uma atividade em grupo, na qual foram desafiadas a construir uma cidade usando a metodologia Scrum. 

Segundo a participante Camile da Silva, de 15 anos, a experiência foi uma oportunidade de aprender com mulheres da área e de ver pessoalmente como é o trabalho de uma empresa que está presente em vários países. ‘’Foi muito bom ver mulheres em um setor que é ocupado principalmente por homens. Uma oportunidade de escutar histórias e relatos inspiradores, além de ver pessoalmente como é o dia a dia de uma empresa de tecnologia. A visita foi muito boa e eu espero ter mais oportunidades como essa’’, conta. 

A Cadence, que escolheu Belo Horizonte para se instalar no Brasil, tem um programa de voluntariado que é coordenado por Marina Santos, ex – voluntária do projeto Garotas Applicadas da Avec. Ela propôs a visita, especialmente no mês de março, para possibilitar às participantes do projeto uma experiência inspiradora. De acordo com a coordenadora, o objetivo foi trazer uma nova causa para o programa de voluntariado da empresa: divulgar a Avec, a oportunidade de doação e o projeto Garotas Applicadas.