No último sábado, dia 13 de maio, a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) promoveu um encontro especial para o Dia do Scratch 2023. Os participantes dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica, que são desenvolvidos pela Avec, tiveram momentos para imaginar e criar ideias e projetos a partir das atividades e oficinas propostas, celebrando a ferramenta Scratch. 

Anualmente, as pessoas da comunidade criativa do Scratch organizam eventos em escolas, espaços não formais de ensino ou qualquer outro ambiente para apoiar e incentivar a comunidade da aprendizagem criativa, além de promover oportunidades de trocas de conhecimento e compartilhamentos de projetos. Nesse sentido, a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), que faz parte da Scratch Education Collaborative (SEC), rede global das organizações que utilizam a ferramenta, elaborou o evento especial para o Dia do Scratch. 

Os participantes da Liga da Robótica tiveram uma oficina de Stop Motion, na qual produziram e fotografaram uma história relacionada a algum esporte com massinha de modelar, e uma competição de sumô entre robôs, na qual apresentaram e colocaram em ação os robôs de peças Lego produzidos previamente, vivenciando vários duelos para ver qual tinha a melhor estratégia e o melhor desempenho. Segundo Pierre Victor, voluntário da Avec e idealizador da competição de sumô, ‘’a ideia foi aplicar conhecimentos que os participantes tinham adquirido ao longo de nossas atividades, como reconhecer a cor, identificar a distância do robô para outro objeto e toda a parte da mecânica e do movimento, em uma oficina automática. Isto é, depois de produzido, o robô funcionaria de forma autônoma’’.

O encontro ainda contou com a presença da Trincabotz, equipe de robótica aplicada à competição do CEFET-MG, que fez uma apresentação dos robôs de competição que eles desenvolvem e programam, e de um grupo de alunos e educadoras da Escola Municipal Hugo Augusto Guimarães de Ribeirão das Neves, que foram expor e propor um jogo desenvolvido por eles. 

Já as meninas do Garotas Applicadas tiveram uma oficina com a participação de mulheres negras que estão no mercado de trabalho da tecnologia. Em um primeiro momento, as participantes foram desafiadas a descobrir um nome que estava criptografado. A partir disso, elas chegaram a nomes de mulheres que trouxeram contribuições para a área de tecnologia como Ada Lovelace, que foi a 1ª programadora da história, e Nina Silva, mulher negra que trabalha o empoderamento feminino por meio do ‘’Black Money’’. 

Para finalizar a atividade, as participantes pesquisaram informações sobre essas personalidades importantes para, em seguida, apresentar às outras Garotas Applicadas. De acordo com Erica Oliveira, educadora no Centro Universitário Una com formação em computação, ‘’foi uma oportunidade de apresentar para as meninas personalidades femininas importantes na área de computação, além de incentivarmos cada uma delas e mostrarmos a importância da representatividade e diversidade dentro do setor de tecnologia’’. 

Segundo a coordenadora de projetos sociais da Avec, Caroline Santos, o Scratch Day foi um evento que possibilitou momentos de aprendizagem, diversão e trocas de conhecimentos entre os convidados e sua realização só foi possível graças às parcerias que a Avec conquistou nos últimos anos, como o apoio do Instituto Embraer e do Instituto Unibanco, da Fundação Balbina Camila de Araújo e, claro, do Centro Universitário Una, que cedeu os espaços para a realização do Scratch Day Avec.  ‘’Foi uma manhã muito produtiva. Nós preparamos muitas atividades de brincadeira, de massinha de modelar, de programação desplugada, além das trocas de experiências dos visitantes com os participantes dos nossos projetos.  Possibilitamos momentos para que todos exercitassem a criatividade, ampliando o interesse na área de tecnologia e informação’’, acrescentou.