O ano começou trazendo muitas conquistas para a Avec. Uma delas foi a aprovação no edital do Ciência Diversa, novo programa do Instituto Embraer, que é parceiro da nossa organização desde 2016. 

O programa destina recurso financeiro a Organizações sem fins lucrativos (OSCs) com objetivo de estimular o interesse e a participação de grupos sub-representados nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e agora apoiará o desenvolvimento dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica da Avec. 

O histórico de parceria entre o Instituto Embraer e a Avec começou em 2016, com o Programa de Educação Tecnológica. Naquele ano e em 2017, realizamos juntos dois projetos, a Liga da Robótica e o Esquadrão Quero-Quero, que teve três edições, sendo a última em 2019. A  Liga da Robótica permanece até hoje e este ano trará muitas novidades aos seus participantes! Além disso, o projeto Garotas Applicadas, destinado exclusivamente a estudantes da rede pública, segue fortalecido e também com uma novidade: este ano nossas garotas terão oficinas de Inglês. 

A aprovação no edital Ciência Diversa é resultado de muito trabalho e um forte desejo de contribuir para que o acesso à Ciência seja mais democrático, fazendo com que grupos antes considerados à margem do fazer científico, tenham a oportunidade de ocupar novos espaços. Agradecemos ao Instituto Embraer pela confiança e parceria!