Julho é um mês de chegadas e partidas. A AVEC diz até logo aos participantes do primeiro semestre e se prepara para acolher novos estudantes.

O encerramento da terceira edição do projeto Garotas Applicadas foi marcado pela união das duas turmas num mesmo evento.  Nele as participantes apresentaram, em grupos, o conceito de um aplicativo. A turma Ada Lovelace apresentou o MUVVS – Mudança de vida sustentável e saudável. Protótipo pensando para auxiliar pessoas que buscam alternativas para uma alimentação saudável.

Já a turma Grace Hopper pensou em soluções para auxiliar a vida de estudantes e apresentou a ideia do APP Ajudaaluno.

A terceira edição do projeto se encerrou com a premiação de todas as participantes com a camiseta do projeto e da aluna destaque de cada turma com um prêmio especial. Vale destacar também a importância do apoio da Brazil Foundation ao projeto e agradecer pela parceria.
Na Liga da Informática a primeira edição do projeto também foi encerrada. Foram apresentados os jogos criados pelas turmas, além de momento de fala da diretoria e premiação dos alunos que se destacaram.
Na Turma Celular o destaque foram os jogos de tabuleiro, construídos a partir do estudo de design de jogos. Entre os apresentados podem ser destacados o Jogo Atletas da Programação, elaborado pela estudante do 9º ano da Escola Municipal José Madureira Horta Júlia Campos da Silva. No jogo, garotas devem responder perguntas teóricas sobre programação para fixarem os conteúdos apreendidos no projeto.

Na turma Scratec os participantes soltaram a imaginação. Utilizando os conceitos desenvolvidos durante os encontros os estudantes criaram jogos na plataforma de Scratch.

As parcerias são muito valorizadas pela AVEC e ao longo do mês foi possível participar de dois eventos de entidades. No inicio do mês aconteceu o evento de lançamento do Campeonato Estadual de Matemática promovida pela Escola de Engenharia de Minas Gerais – EMGE. A AVEC participou do painel institucional juntamente com o Pró Reitor de extensão da EMGE Francisco Hass, a coordenadora de temáticas especiais e transversalidades da secretaria de estado de educação Fabiana Benchetrit, o diretor de relações institucionais do Crea-mg: Álvaro Goulart e os representantes do Crea Jr Letícia Maria e Yan Fraga.

Vale destacar a apresentação do projeto Garotas Applicadas na reunião de parceiros do Programa Meninas Digitais. O Meninas Digitais é um programa chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação e apoia iniciativas que buscam ampliar a participação feminina nas carreiras ligadas à tecnologia da computação e informação.

E a equipe AVEC cresceu. Durante o mês de julho a parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a AVEC possibilitou a contratação de uma estudante do curso de Licenciatura em Física que atuará como estagiaria do Programa de Educação Tecnológica.

2021 é um ano de festa e os preparativos já começaram. A marca comemorativa 20 anos da AVEC foi lançada e outras novidades virão no segundo semestre.

Divulguem nossos projetos. As inscrições estão abertas em: https://avecmg.org.br/nossos-projetos/