No Aconteceu em Julho, o segundo semestre foi anunciado com uma comemoração muito especial, o aniversário de 20 anos da Avec. E os preparativos começaram desde então. Algumas reuniões foram realizadas para definir o formato, o público e a data do evento. Assim como a maior parte das atividades planejadas para este semestre, a ideia é realizar um evento online, na manhã do dia 23 de outubro, para que os participantes dos projetos e seus familiares também estejam presentes, ao lado de muitos convidados.

Foram definidos os cronogramas dos projetos, e novos voluntários se inscreveram no programa de voluntariado para atuar no Garotas Applicadas e na Liga da Informática. E como sempre acontece, a equipe Avec propõe um novo desafio: Neste semestre a Liga terá 3 turmas. A turma utiliza o Grasshopper, uma outra que usará o Scratch e uma novidade, a turma Avançada que aprenderá a programar em Python. O público alvo será formado por alunos do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental.

No projeto Garotas Applicadas, a novidade é a divisão das turmas em grupos menores para facilitar o entrosamento entre as participantes – especialmente nos encontros de empreendedorismo – e a utilização do Classroom, plataforma onde as garotas podem tirar dúvidas, registrar suas atividades e interagir com a equipe de apoio e com os voluntários.

Os encontros, oferecidos aos sábados e com duração semanal de 1 hora e meia, têm material elaborado e apresentado por voluntários profissionais ou estudantes da área de ciências da computação, sempre com acompanhamento pedagógico da instituição.

Mais e mais escolas públicas parceiras apoiam e divulgam entre seus alunos as oportunidades que a Avec oferece, e de várias regiões do estado de MG surgiram interessados em se inscrever nos nossos projetos inovadores.

No dia 9 de agosto A Avec esteve presente no primeiro encontro das instituições aprovadas pelo Instituto Unibanco no Edital de Fortalecimento Institucional. Com a participação de dois representantes de cada uma das 30 instituições de várias regiões do Brasil, a reunião foi realizada de forma remota. Será o ponto de partida para o percurso de apoio que certamente trará novos desafios e realizações para a Avec.

Também em agosto aconteceu mais um episodio da Conversa Paralela Comigo, podcast de Ana Rosa Vidigal, apoiado pela Avec. Num formato descontraído de bate-papo com convidados, Ana Rosa recebeu Ana Paula Matos para falar de Autoconhecimento e acolhida.

A parceria entre a Avec e a EMGE avançou com os preparativos para o lançamento do Campeonato Estadual de Matemática promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais. A live sobre o Meio Ambiente será realizada proximamente.

Também em agosto a equipe da Avec – formada por todos os que atuam nos projetos – e os participantes se despediram da Caroline Santos que atuou no apoio administrativo das ações realizadas nos últimos dois anos. Agradecemos a ela pela convivência e desejamos sucesso à Caroline nos novos caminhos que ela escolheu trilhar daqui em diante.