A Scratch Foundation é uma organização global sem fins lucrativos, dedicada a fornecer aos jovens ferramentas digitais e oportunidades para imaginar, criar, compartilhar e aprender. Por meio da inovação e da colaboração, a Scratch Foundation divulga abordagens criativas para a codificação em todo o mundo e derruba barreiras para oferecer a crianças de comunidades sub-representadas plataformas de codificação – como o Scratch – que já ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários registrados.
Lançado publicamente em 2007, o Scratch foi originalmente desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group no Mit Media Lab em Boston, e Mitchel Resnick, um entusiasta do ensino do Scratch, vê a programação como uma forma de fluência e expressão para encorajar crianças e jovens a criar suas próprias histórias interativas, jogos e animações.
Elas começam com ideias e as transformam em projetos que podem compartilhar com outras pessoas.
Para fazer parte de um grupo de 30 organizações do mundo todo que se conectam ao movimento Scratch Education Collaborative – SEC, a Avec demonstrou sua capacidade de expandir o número de participantes de seus projetos. Isso será feito por meio de atividades que usam os Kits Lego adquiridos recentemente, e do estímulo à criatividade, ao trabalho em equipe e da interação com escolas e outras instituições parceiras.
A Avec deseja ser reconhecida como uma organização que incentiva o ensino de programação criativa e promove o uso do Scratch com equidade, para um público cada vez maior.
Os recursos financeiros concedidos à Avec pela Scratch Foundation serão utilizados com esse propósito. E, como em todos os momentos dessa jornada que atinge agora outro patamar, a colaboração de voluntários comprometidos com o propósito de melhorar a qualidade da educação em nosso país deve ser lembrada com o agradecimento de todos.