Educadora competente, gestora escolar e autora de livros, Efigênia Vidigal nasceu em Acaiaca-MG e iniciou sua trajetória profissional ao se mudar com a família para Belo Horizonte, antes dos 20 anos de idade.

Concluiu o curso de formação no Instituto de Educação de Minas Gerais, tornando-se professora, e depois fez o Curso de Administração Escolar na mesma instituição. Exerceu o magistério em diversas escolas estaduais, atuou como orientadora e sempre procurou aperfeiçoar-se por meio de cursos de treinamento e capacitação. Mais tarde graduou-se em Pedagogia na então Faculdade Belo Horizonte.

Diretora concursada, especializou-se em Educação Infantil, naquela época conhecida como Educação Pré-Primária. Foi membro da Comissão que elaborou, em 1967, o Programa da Educação Pré-Primária do Estado de Minas Gerais e lecionou Didática do Pré-Primário no Colégio Santa Marcelina.

Em 1971, Efigênia fundou, juntamente com uma sócia, o Instituto Cecília Meireles, estabelecimento de ensino que dirigiu até seu falecimento em 1977. Após esta data, a família de Efigênia decidiu continuar sua obra e prestar-lhe justa homenagem, escolhendo seu nome para patrona da nova escola, o Instituto Efigênia Vidigal, depois Colégio Efigênia Vidigal, que prestou relevantes serviços educacionais por mais de trinta anos.

Efigênia recebeu várias homenagens durante sua vida: diplomas de Honra ao Mérito e referências elogiosas ao seu desempenho profissional. Após sua morte, a Câmara Municipal de BH prestou-lhe homenagem, dando seu nome à Escola Municipal do Bairro Palmeiras: Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal.

A AVEC busca manter vivo o legado deixado pela professora Efigênia, que acreditava no poder transformador da Educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.