A Escola de Pais, projeto da Avec desenvolvido em parceria com a Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal, realizou seu terceiro encontro no dia 25 de junho.

Dessa vez o tema abordado foi: “Respeito ao outro e à diversidade. Não fazer ao outro o que não quero que façam comigo.”   A intenção do facilitador da noite, o Prof. Dr. Luiz Paulo Ribeiro*, foi a de promover uma roda de conversa sobre o assunto, deixando todos próximos uns dos outros e convidando-os a participar ativamente por meio de dinâmicas que levavam a reflexões sobre preconceito, discriminação, respeito às diferenças, entre outros.

Ao final os participantes, divididos em grupos, foram convidados a presentear a escola, produzindo um cartaz para transmitir uma mensagem sobre como os pais podem ajudar a diminuir o preconceito e a discriminação na escola. Os cartazes produzidos foram entregues à vice-diretora da instituição, Sra. Edna Resende, que mais uma vez esteve presente no encontro da Escola de Pais.

Para a vice-presidente da Avec, Maria José Vidigal, que participou com entusiasmo das dinâmicas propostas pelo facilitador, “o encontro foi uma excelente oportunidade para trocas e reflexões sobre a nossa própria maneira de agir”.

O projeto Escola de Pais voltará em agosto com a realização de mais um encontro. Aguardem!

*Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Luiz Paulo Ribeiro possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente tem desenvolvido e orientado pesquisas na área da Psicologia Social: representações sociais, gênero, trabalho e educação.