A AVEC – Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em outubro de 2001, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sua finalidade social é prestar serviços que promovam a educação, a cultura, a ecologia e a assistência social, por meio de projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições ou individualmente.

Pela relevância de sua atuação social, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte em 2006, e em 2012 foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais como Utilidade Pública Estadual.

O nome da Instituição é uma homenagem à Profª Efigênia Elias Vidigal (1933-1977), modelo de educadora e pessoa humana, que muito contribuiu para o desenvolvimento da educação em Minas.

Acreditando que a cultura e a educação são ferramentas primordiais na inclusão social, a AVEC promove a cidadania por meio de ações que valorizam novas experiências educativas e culturais.

A Instituição executa parcerias com escolas públicas de Belo Horizonte e do interior, realiza oficinas educativas para alunos do ensino público, promove eventos socioculturais para a comunidade e oferece programas de aperfeiçoamento para educadores.

Educadora competente, gestora escolar e autora de livros, Efigênia Vidigal nasceu em Acaiaca-MG e iniciou sua trajetória profissional ao se mudar com a família para Belo Horizonte, antes dos 20 anos de idade.

Concluiu o curso de formação no Instituto de Educação de Minas Gerais, tornando-se professora, e depois fez o Curso de Administração Escolar na mesma instituição. Exerceu o magistério em diversas escolas estaduais, atuou como orientadora e sempre procurou aperfeiçoar-se por meio de cursos de treinamento e capacitação. Mais tarde graduou-se em Pedagogia na então Faculdade Belo Horizonte.

Diretora concursada, especializou-se em Educação Infantil, naquela época conhecida como Educação Pré-Primária. Foi membro da Comissão que elaborou, em 1967, o Programa da Educação Pré-Primária do Estado de Minas Gerais e lecionou Didática do Pré-Primário no Colégio Santa Marcelina.

Em 1971, Efigênia fundou, juntamente com uma sócia, o Instituto Cecília Meireles, estabelecimento de ensino que dirigiu até seu falecimento em 1977. Após esta data, a família de Efigênia decidiu continuar sua obra e prestar-lhe justa homenagem, escolhendo seu nome para patrona da nova escola, o Instituto Efigênia Vidigal, depois Colégio Efigênia Vidigal, que prestou relevantes serviços educacionais por mais de trinta anos.

Efigênia recebeu várias homenagens durante sua vida: diplomas de Honra ao Mérito e referências elogiosas ao seu desempenho profissional. Após sua morte, a Câmara Municipal de BH prestou-lhe homenagem, dando seu nome à Escola Municipal do Bairro Palmeiras: Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal.
A AVEC busca manter vivo o legado deixado pela professora Efigênia, que acreditava no poder transformador da Educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Carmelita Elias Vidigal – Presidente

Doutora em Ciências pela Universidade de Paris XI, foi professora do Instituto de Ciências Exatas e da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – CRITT/UFJF, desde sua fundação, no gerenciamento de projetos de inovação tecnológica. Desenvolveu, com parceiros da instituição, tais como o Sebrae/MG, diversos projetos e programas de apoio à inovação tecnológica em pequenas e médias empresas que buscavam qualificar-se para ampliar seus mercados.

Foi Diretora de Planejamento e Finanças do Colégio Efigênia Vidigal, onde coordenou a implantação dos módulos acadêmico e financeiro de um software de gestão para integrar as informações das diferentes unidades da empresa e permitir análise e controle do orçamento. Foi coordenadora do curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Tem trabalhos publicados nas áreas de eletromagnetismo aplicado, gestão da inovação tecnológica, interação universidade/empresa e incubadora de empresas, entre outras.

Assumiu a Presidência da AVEC nas últimas eleições e pretende continuar ampliando os projetos e ações da Associação.

Maria José Vidigal – Vice-Presidente 

Formada em Magistério e Administração Escolar pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e em Psicologia pela UFMG, fez especialização em Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi professora das classes de demonstração do Instituto de Educação, onde funcionava o PABAEE – Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar, resultante de acordo assinado entre o Brasil e os Estados Unidos que tinha por objetivo a melhoria do ensino elementar brasileiro.

Exerceu o magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior em instituições de ensino públicas e particulares de Belo Horizonte e Brasília –DF, tendo lecionado também na Universidad Nacional de Asuncion – Paraguai. Exerceu o cargo de Psicóloga nas Fundações Educacional e Hospitalar de Brasília e na Universidade de Brasília-DF.

Prestou colaboração voluntária em diversas Entidades: Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região (Brasília), onde foi eleita vice-presidente; Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MG.

Foi diretora da Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento do antigo Ministério do Interior, onde promoveu vários cursos e palestras para servidores do Ministério e órgãos Vinculados, em vários estados, além de coordenar o programa de estágio de estudantes.

Juntamente com suas irmãs, fundou o Instituto Efigênia Vidigal, depois Colégio Efigênia Vidigal, tendo exercido o cargo de Diretora Geral, responsável pela coordenação geral da instituição durante seus 31 anos de existência.

Alice Elias Vidigal – Secretária Geral

Professora de formação e uma das sócias fundadoras do Colégio Efigênia Vidigal, conciliou a atividade docente e o exercício de diversas funções da área administrativa na escola que se formava, tendo exercido o cargo de Diretora de Comunicação nos últimos anos de funcionamento da Instituição.

Desenvolveu uma diferenciada capacidade de planejar, alocar recursos humanos, engajar os públicos envolvidos e realizar eventos de qualidade, sempre visando estabelecer parcerias que agregassem valor às suas ações, projetando de forma positiva a marca da Instituição.

Alice participou da fundação da AVEC – que foi criada com objetivo de sistematizar as ações de responsabilidade social realizadas pelo Colégio – e nela atua desde o início. Nesse novo contexto, usa sua experiência no planejamento e coordenação dos diversos eventos culturais já realizados pela AVEC. Entre eles, aqueles que aconteceram no município de Acaiaca – MG: Encontro de Bandas de Música, Exposição de Artes de Marília Elias Isaac, Festa da Criança, Rua de Lazer em parceria com o SESC – MG, entre outros.

Como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e a grandeza do Município, recebeu o título de Cidadã Honorária da Câmara Municipal de Acaiaca em 16/10/2005.

Missão
Desenvolver o indivíduo por meio de ações e projetos sociais nas áreas de educação, cultura e entretenimento, visando contribuir para sua formação integral e melhoria na qualidade de vida.

Visão
Ser uma instituição sustentável, reconhecida pela qualidade dos projetos realizados, que contribui efetivamente para o desenvolvimento de cidadãos e para um mundo melhor.

Valores
1 Respeito à diversidade;
2 Criatividade e inovação;
3 Crença na Educação;
4 Formação Integral;
5 Credibilidade;
6 Compromisso com o Bem Comum;
7 Comunicação Efetiva;
8 Justiça Social;
9 Consciência Ambiental

O modelo de gestão administrativa da AVEC consiste em: Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. Os sócios podem ser de quatro diferentes categorias: Fundadores, Beneméritos, Honorários e Contribuintes.

A Associação se mantém por meio de doações, de parcerias com órgãos públicos e privados, de receitas obtidas através da realização de cursos de aperfeiçoamento para educadores e da realização de projetos vinculados a editais de incentivo à educação e à cultura.