Criatividade, voluntariado e parcerias são as palavras que marcam os 19 anos da trajetória da Avec. Naquele ano de 2001, seus fundadores eram educadores do Instituto Efigênia Vidigal, pessoas que queriam fazer mais pela educação, mais do que já faziam numa escola que oferecia todos os segmentos da educação básica a crianças e jovens e uma convivência especial às famílias e aos educadores.
Desde sua fundação, a Avec procura ser uma instituição reconhecida pela excelência dos projetos que realiza e entende que a educação e a cultura são instrumentos de inclusão social. A Avec acredita que a coisa mais importante do mundo é que o mundo deve ser digno para todas as vidas humanas, e não apenas para algumas.
Para valorizar a cultura, levou jovens para assistirem a um concerto da Juventude, levou um grupo de educadores para visitar museus em SP, promoveu eventos e angariou muitos amigos, apoiadores e colaboradores.
FESTA DA CRIANÇA 2001
RUA DE LAZER 2002
FESTA DA CRIANÇA 2003
FESTA DA CRIANÇA E ENCONTRO EM ARAXÁ 2005
Os projetos sempre foram realizados por voluntários, profissionais ou graduandos dedicados, que gostam do que fazem e querem ensinar e aprender com generosidade.
As parcerias sempre foram o caminho escolhido: com escolas, com instituições de Acaiaca, com o Sesc, com Plugminas, com entidades que incentivam a aprendizagem criativa.
De modo especial, a parceria com a Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal tem sido construída há vários anos para a realização de atividades, palestras e, mais recentemente, para acompanhamento escolar.
A partir de 2015, a Avec passou a contar com o apoio de instituições como o Instituto Embraer e a BrazilFoundation para desenvolver projetos de educação tecnológica que introduzem crianças e jovens de escolas públicas no mundo da ciência aplicada.
São atividades do tipo “mão na massa”, do aprender fazendo, sempre realizadas em grupo porque a convivência é essencial entre participantes, voluntários e familiares.
Por isso, nesses tempos de distanciamento social, nem todos os projetos podem ser realizados, mas a Avec está presente com o Garotas Applicadas Remoto, e com a sua capacidade de adaptar-se e de não poupar esforços para aprender a conviver numa situação diferente.
Para homenagear a todos que participaram da Avec nesses 19 anos escolhemos fotos que relembram encontros, projetos e realizações que impactaram a vida de muitas pessoas de várias gerações. E para acompanhar essas fotos escolhemos uma música do Gonzaguinha que fala da confiança no futuro, com sonhos, com fé, vamos lá fazer o que será!
Confira o vídeo comemorativo no canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=BF__NMYFIQk&t=2s
Ontem um menino
Que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo
Que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue
Nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem um menino
Que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo
Que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue
Nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será