Os dias 11 e 12 de maio foram de festa para a AVEC! O programa de Educação Tecnológica iniciou seus dois projetos: Liga da Robótica e Esquadrão Quero-Quero.

A estreia da Liga da Robótica foi na sexta-feira, 11 de maio, para a primeira turma formada tanto por estudantes que participam da Escola Integrada, programa que visa oferecer atividades educativas aos alunos da rede estadual no contraturno, quanto para alunos que se interessaram pelo tema e fizeram sua inscrição. Os encontros serão realizados no laboratório cedido pelo PlugMinas, sempre às sextas-feiras, de 13h30 às 15h30.

A primeira aula foi especial: além de conhecerem a proposta da Liga da Robótica, alunos e alunas foram convidados a participar do Scratch Day, um dia dedicado ao conhecimento e divulgação da ferramenta Scratch, que é utilizada no projeto da Liga. Essa ferramenta foi desenvolvida pelo MIT – conceituado instituto tecnológico americano – e é disponibilizada gratuitamente para aqueles que desejam aprender a programação.

A colaboradora da AVEC e gerente do projeto Karina Cassini foi idealizadora das atividades propostas no dia, que além de fornecer o primeiro contato dos estudantes com a ideia da programação e da robótica, proporcionaram um clima alegre e de construção conjunta do conhecimento. Para Karina, o entusiasmo foi evidente durante as duas horas do evento, onde os alunos e alunas puderam interagir com o Scratch produzindo uma animação com o próprio nome e fazendo uma personagem voar. “A alegria ficou estampada nos sorrisos de voluntários e participantes”, afirmou Karina.

No sábado dia 12 de maio, a segunda turma da Liga da Robótica aberta à comunidade também iniciou  suas atividades, exatamente no dia em que era celebrado no mundo inteiro o Scratch Day. Uma nova equipe de voluntários, formada por estudantes e profissionais das áreas de engenharia e programação recebeu os novos integrantes da Liga juntamente com seus familiares, que também foram convidados a participar das atividades propostas.

O projeto Esquadrão Quero-Quero também iniciou suas atividades no sábado, dia 12 de maio. A abertura contou com a presença da gerente do PlugMinas, Rosalva Portella, além da direção da AVEC. Sob a coordenação da engenheira voluntária  Marília Vidigal, este ano o projeto conta  com 7 equipes formadas por estudantes de 6 escolas estaduais de Ensino Médio:  Flávio dos Santos, Laudieme Vaz de Melo, Santo Afonso, Caminho a Luz, João Alphonsus e Presidente Dutra,  as quatro últimas participantes do projeto também no ano passado.

Além das equipes formadas pelos estudantes e os voluntários responsáveis pelos encontros, todos profissionais ou alunos da graduação e do mestrado das áreas de Engenharia Mecânica e  Aeronáutica, estiveram presentes as professoras de física Cristiane Nogueira – da EE João Alphonsus e Wânia dos Santos e Sueli Amorim – da EE Presidente Dutra, que falaram aos alunos e alunas sobre a importância do projeto. “Ficamos impressionadas com a dedicação e o empenho dos estudantes do ano passado. Percebemos o aumento do interesse dos alunos participantes pela disciplina e um ganho no hábito do estudo em geral. O resultado foram mais aprovações nos vestibulares, inclusive com uma aluna conquistando bolsa de 100% para estudar Engenharia Civil na PUC-Minas”, relatou Wânia dos Santos, professora de física da Escola Estadual Presidente Dutra.

Que mais histórias de sucesso sejam construídas em 2018!