Carmelita Elias Vidigal concluiu o bacharelado em Física e o mestrado em Engenharia Elétrica na UFMG, e o doutorado em Ciências na Universidade de Paris XI.

Construiu sua vida acadêmica na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atuou no Instituto de Ciências Exatas, na Faculdade de Engenharia e no CRITT – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Mais recentemente, participou da gestão do Instituto Efigênia Vidigal, escola de educação básica que esteve presente no cenário educacional de Belo Horizonte por mais de 30 anos.

Em 2012 assumiu a vice-presidência da AVEC e, nos últimos dois anos, coordenou o projeto Programando na Infância – Liga da Robótica e o Programa de Educação Tecnológica, ambos apoiados pelo Instituto Embraer.

Foi eleita presidente da Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura em dezembro de 2017, para um mandato de 5 anos. Pretende dar sequência a projetos educacionais com foco nas ciências exatas, especialmente em parceria com escolas públicas, e a projetos que buscam fortalecer a cultura empreendedora com grupos de mulheres já apoiados pela AVEC.

Carmelita Vidigal na sede da AVEC em Belo Horizonte