Desanimar é fácil se você acredita que uma dose de voluntariado é semelhante a uma lacuna na carreira em seu currículo. No entanto, a experiência como voluntário tem um poder imenso quando se trata do seu currículo.

O voluntariado pode, de fato, dar a você uma grande vantagem. Uma pesquisa da Deloitte revelou que 92% dos empregadores acreditam que as habilidades profissionais de um candidato são aprimoradas por meio do voluntariado. Além disso, eles têm 82% mais chances de escolher um candidato com experiência em voluntariado do que um sem.

É tudo sobre como você apresenta sua experiência em seu currículo. Aqui, damos a você a confiança necessária para apresentá-lo, de forma que possa maximizar o impacto do voluntariado em seu currículo.

O que o voluntariado mostra ao futuro empregador?

Antes de nos concentrarmos no âmago de nossas quatro dicas, vamos primeiro examinar pela ótica dos empregadores, porque o voluntariado é uma coisa boa. O voluntariado mostra ao empregador que: 

  • Seus valores. Você está interessado em experiência em vez de dinheiro, especialmente se estiver em uma função relacionada.
  • Suas motivações. Esta é uma mina de ouro de informações para um empregador que está se perguntando se você se encaixa à sua cultura.
  • Seu repertório. Habilidades mais amplas, que nem sempre são adquiridas facilmente em um local de trabalho.

Agora, vamos ver como você  pode transmitir  esses benefícios no currículo.

1.Pense em termos de habilidades e experiência

A seção de empregos de seu currículo nunca deve ser uma mera lista de empregos realizados. O objetivo desta seção é mostrar ao empregador em potencial que você possui as habilidades e a experiência para atender aos objetivos da função.

Portanto, antes de colocar os dedos no teclado, considere quais habilidades e experiência você ganhou através do voluntariado e como elas se conectam à função específica para a qual você está se candidatando. Muitas das habilidades que você adquiriu poderão ser facilmente transferíveis para seu currículo.

2.Seja rápido

Esta é uma dica para todo currículo escrito, mas tem um peso extra aqui. Como um estudante em ano sabático, voluntário em conservação na América do Sul, ou um pioneiro que se ofereceu para desenvolver o primeiro aplicativo totalmente nacional para ensino de programação a alunos de escolas públicas, você tem algumas histórias incríveis para contar.

Um currículo e uma carta de apresentação não é o lugar para eles. Mantenha isso factual e focado em como a experiência se relaciona com seu próximo local de trabalho. Isso não quer dizer que você deve ignorar essas histórias. Por exemplo, se você lidou com uma grande crise, diga isso, mas com o mínimo de palavras. Mantenha-o relevante. Foque nas habilidades e competências que podem ser aplicadas na vaga que te interessa.

3.Verifique se há lacunas

Quando você inclui o voluntariado em seu currículo, é muito fácil acidentalmente deixar lacunas em seu cronograma. Vá até o fim e verifique se não há lacunas visíveis e, se houver, feche-as. Frequentemente, o empregador se preocupa com o que você fez com o seu tempo. Se eles não conseguem descobrir por que há uma lacuna, eles tirarão conclusões precipitadas.

Por exemplo, se você viajou após uma colocação de voluntário, diga isso brevemente.

4.Use suas referências

Se você subestimar a importância de sua experiência de voluntariado, o recrutador também o fará. Ao colocar referências, ou os detalhes de contato de alguém que gerenciava você, demonstra que você levou a sério o papel de voluntário. Esses árbitros podem ser inestimáveis ​​para fazer você parecer bem.

Quer sua experiência de voluntariado tenha sido uma experiência de longo prazo ou algo que você faz junto com seu trabalho diário, ela tem valor em seu currículo. Não subestime como o voluntariado o torna um candidato desejável. Gostaria de uma experiência de voluntariado poderosa e gratificante em seu currículo? Então acompanhe a AVECMG nas redes sociais, nosso trabalho só é possível graças ao voluntariado e estamos constantemente abertos a acolher pessoas que buscam crescer e dividir seus conhecimentos através do trabalho voluntário.

Adaptado de: https://www.givingway.com/blog/5-tips-to-maximize-the-impact-of-volunteering-on-your-resume-and-cover-letter