No sábado (2 de março), a Avec realizou seu aguardado 1º Workshop de Voluntários de 2024 na  Una – Aimorés, com o objetivo de acolher os interessados no Programa de Voluntariado da organização e informá-los sobre os encontros dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica.

O evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre voluntários atuais, novos voluntários que ingressaram neste semestre e membros da coordenação. Voluntários que já estiveram envolvidos nos projetos da Avec compartilharam suas experiências, destacando o impacto positivo que o trabalho voluntário tem. É o que comenta Pierre Victor, programador e voluntário. “Há um ano e meio, decidi me envolver nesse trabalho fundamental. Por já possuir algum conhecimento na área de robótica, a oportunidade de participar da Avec tem sido muito interessante para mim e cada vez mais enriquecedora”, diz.

Os participantes foram calorosamente recebidos pela equipe da Avec e pela psicóloga Alane Michelini Moura. Durante a sessão inicial, Alane liderou uma dinâmica de apresentação, promovendo um ambiente descontraído e estimulando o engajamento de todos os presentes.

Após a dinâmica, ocorreu uma apresentação detalhada sobre a Avec e os projetos Liga da Robótica e Garotas Applicadas. Esse momento desempenhou um papel crucial ao alinhar e motivar os participantes em direção a um objetivo comum. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer as instituições que já apoiaram e apoiam os projetos, como o Instituto Unibanco, Instituto Embraer, Fundação Balbina Camila de Araújo e Fundação Scratch.

Alane conduziu a segunda etapa do Workshop, incentivando os participantes a refletirem sobre os desafios da convivência e aprendizado durante a execução dos projetos. Utilizando um jogo que destacava situações comuns enfrentadas pelos voluntários nos encontros, ela facilitou discussões sobre esses obstáculos e ofereceu orientações sobre acordos, compromissos e responsabilidades.

Também foram apresentados os projetos em andamento da Avec, com a participação dos voluntários atuais, que possuem experiência prévia nas atividades e estão familiarizados com todos os aspectos da organização.

Atmosfera de colaboração e entusiasmo 

No encerramento, todos foram presenteados com um brinde simbólico como forma de reconhecimento por seu comprometimento e participação ativa, seguido por uma foto para registrar o início de outro semestre brilhante e dedicado ao trabalho voluntário.

O evento foi mais uma vez um enorme sucesso, recebendo excelentes avaliações dos participantes presentes. A atmosfera de colaboração e entusiasmo permeou todos os momentos, evidenciando o compromisso da Avec com a causa do voluntariado, a educação de qualidade e o desenvolvimento social. Essa visão é compartilhada por Carmelita Vidigal, presidente da Avec, que destaca: “Este encontro inicial é fundamental para continuarmos a oferecer um conhecimento qualificado aos alunos das escolas públicas. É por meio desse contato que buscamos motivar as pessoas a se juntarem a nós, e chegamos na pessoas certas! Todos os presentes estavam altamente engajados, envolvidos e com vontade de levar nossa missão adiante”.