PROJETOS

Home/PROJETOS
PROJETOS 2019-02-26T12:13:48+00:00

Conheça nossos Projetos

Programa de Educação Tecnológica
Esquadrão Quero-Quero
Liga da Robótica
Garotas Applicadas

Programa de educação tecnológica

Este Programa oferece atividades extracurriculares em que são utilizados materiais que permitem a exploração e a experimentação de ideias e estratégias criadas pelos próprios participantes, de modo a integrar ao mundo físico conhecimentos adquiridos.

Seus objetivos são:

  • incentivar o interesse dos participantes pelas ciências exatas e motivá-los a ingressar no ensino superior

  • oferecer atividades que incentivem a aprendizagem criativa e o aprender fazendo

Este Programa é formado por três projetos:

Liga da robótica

Na Liga da Robótica, alunos de escolas públicas de 10 a 14 anos participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades do projeto são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. Os voluntários são graduandos de Engenharia e Ciências da Computação.

As oficinas de ambos os projetos acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras. Todo o material de consumo, assim como as atividades impressas, é oferecido pela AVEC. Participantes e voluntários recebem certificados.

Esquadrão Quero-Quero

Equipes de alunos do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte aplicam conceitos de Física e Matemática para construir miniplanadores com materiais diversos. Depois de vários encontros participam de uma competição em que os miniplanadores devem ser lançados a mão. Vence a equipe que obtiver o voo mais longo, na distância e no tempo.

Em 2017 foram 30 participantes de 5 escolas e, em 2018, foram também 30 alunos, vindos das Escolas Estaduais: Caminho à Luz, Presidente Dutra, Santo Afonso, João Alphonsus, Laudieme Vaz de Melo e Flávio dos Santos. É feita uma visita a cada escola para apresentar o projeto, solicitar a divulgação e a indicação de um professor cuja função é ajudar os alunos a se organizarem, se manterem focados e em dia com as tarefas. Para a primeira reunião, são também convidados os familiares para que conheçam o local, o projeto e a equipe.

Os instrutores são voluntários, graduandos e profissionais da engenharia aeronáutica. As aulas consistem em uma apresentação teórica seguida de atividade prática.

A AVEC implantou esse projeto em 2017, com o apoio do Instituto Embraer e tornou a organizá-lo em 2018 com seus recursos. Planeja realizá-lo novamente em 2019.

Garotas Applicadas

Com o apoio do Instituto Embraer a AVEC realizará em 2019 o projeto Garotas Applicadas que tem o objetivo de oferecer atividades de empreendedorismo tecnológico a adolescentes e jovens do ensino médio de escolas públicas para atender ao ODS 5 – Alcançar a Igualdade de Gênero. Serão ações para promover a inovação e aumentar para elas as oportunidades para o exercício da liderança. O projeto Garotas Applicadas será uma ação coordenada que pretende envolver diversas instituições parceiras, a comunidade e as próprias meninas.