Dica de Cultura: Cinema Brasileiro premiado em CANNES

Home/Blog - Eventos - Notícias/Dica de Cultura: Cinema Brasileiro premiado em CANNES

Dica de Cultura: Cinema Brasileiro premiado em CANNES

Duas boas notícias sobre o cinema brasileiro neste ano: Primeiro, o filme “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, do cearense Karim Ainouz, conquistou o prêmio principal da mostra “Um Certo Olhar”, competição paralela do Festival de Cannes. Esta competição é considerada a segunda mais importante do festival.

Depois, no mesmo festival, o longa “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles conquistou o prêmio do júri, o terceiro mais importante do Festival de Cannes, juntamente com o filme francês  Les Miserables, de Ladj Ly.

Um dos mais famosos e prestigiados festivais de cinema do mundo, o Festival de Cannes foi criado em 1946 e acontece anualmente, no mês de maio, na cidade de mesmo nome.  Os principais prêmios concedidos são a Palma de Ouro e o Grand Prix.

Em 2019, a Palma de Ouro foi para “Parasite”, filme sul-coreano que aborda os abismos sociais entre duas famílias, uma rica e outra pobre.

O cinema brasileiro recebeu uma única vez a Palma de Ouro: foi em 1962, com “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte.  Em 1969, Glauber Rocha recebeu o prêmio de melhor diretor, pelo filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”.

Outra boa notícia, desta vez de BH: numa promoção do Ministério da Cidadania, Instituto Unimed BH e Vallourec, o Cine Theatro Brasil Vallourec apresenta a mostra “Segunda no Cine”, um dia da semana dedicado à Sétima Arte. Ingressos a R$10 e R$5.

Programação no site

 

2019-05-30T10:48:39+00:00