Dica de Cultura: Dia Mundial da Dança

Home/Sem categoria/Dica de Cultura: Dia Mundial da Dança

Dica de Cultura: Dia Mundial da Dança

Por Maria José Vidigal

Comemorada no dia 29 de abril, a data foi instituída pelo Comitê Internacional de Dança da Organização das Naçóes Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1982. O motivo da escolha desse dia é que é a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês e autor de importante obra sobre a Dança.

Na Antiguidade, a Dança era considerada uma das três principais artes cênicas, ao lado do Teatro e da Música. A Dança pode ser vista como atividade e linguagem artística, como forma de expressão, socialização, como linguagem corporal e para apresentações. É uma atividade extremamente benéfica para a saúde, tanto física quanto mental, sendo por isso recomendada também com esse objetivo.

É muito grande a variedade de tipos de danças.  Há danças folclóricas, danças cerimoniais, danças religiosas e muitas outras.  Dança clássica, contemporânea, dança do ventre, dança de salão são outras modalidades.

Nesta semana, em BH, vários espetáculos comemoram o dia da Dança e os bailarinos.. No Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro – realiza-se até o próximo dia 10, uma série de “Encontros com a Cia de Dança do Palácio das Artes – CDPA”. Haverá também palestras e um evento de encerramento das comemorações.    fcs.mg.gov.br

No SESC Palladium – Avenida Augusto de Lima, 420 – Centro – e no Galpão Cine Horto – Rua Pitangui, 3613, Horto – haverá apresentações do espetáculo “Sublime Travessia”, com a bailarina e coreógrafa Dudude, que está celebrando 50 anos de trajetória artística.

Mais informações: www.sescmg.com.br/sescpalladium

2019-05-03T13:08:12+00:00