Dica de cultura: Van Gogh nos cinemas!

Home/Blog - Eventos - Notícias/Dica de cultura: Van Gogh nos cinemas!

Dica de cultura: Van Gogh nos cinemas!

Nos cinemas de BH, dois filmes falam sobre o pintor holandês Vincent van Gogh:  “No Portal da Eternidade” filme francês do diretor e também pintor  Julian Schnabel no Cine Ponteio e “Com amor Van Gogh”, filme  de Dorota Kobiela no Cine Sesc Paladium. O primeiro está indicado ao Oscar deste ano, na categoria de melhor ator para Willem Dafoe. O segundo foi indicado no ano passado, na categoria de melhor animação.  Os dois são bons filmes, com abordagens diferentes sobre a vida do grande pintor.

Nascido na Holanda em 1853, Vincent van Gogh viveu em muitas cidades, como Londres, Paris, Bruxelas e terminou indo viver no sul da França, em Arles, onde faleceu em 1890. Incompreendido, não conseguia vender seus quadros, que não tinham o reconhecimento do público.  Hoje, seus quadros estão entre os mais apreciados, alcançando altos valores no mercado.   Seu irmão Theo foi seu  grande incentivador, reconhecendo o talento do pintor e ajudando-o financeiramente durante muito tempo. Van Gogh tinha muitos problemas psicológicos e de relacionamento, o que dificultava muito sua carreira e sua vida.

As pinturas de Van Gogh estão hoje nos maiores museus do mundo. Mas em Amsterdam, há o Museu Van Gogh, com o maior acervo de obras do pintor.  Visitá-lo é uma experiência inesquecível.

2019-02-21T12:50:32+00:00