Dica de Cultura: Museu Mineiro.

Home/Blog - Eventos - Notícias/Dica de Cultura: Museu Mineiro.

Dica de Cultura: Museu Mineiro.

Antigo “Senado Mineiro” e depois “Pagadoria da Capital”, o bonito casarão da Av. João Pinheiro  é hoje o MUSEU MINEIRO,  com riquíssimo acervo de obras de arte.  A coleção de arte sacra é memorável, apresentando obras do barroco mineiro, muitas delas de autores desconhecidos.

O Museu Mineiro faz parte do Circuito Liberdade e é referência para as demais instituições estaduais. Possui acervo de mais de 3.500 peças das mais variadas tipologias, datadas do século XVIII ao atual.  Além das exposições de longa duração, o MUSEU MINEIRO promove atividades de extensão e exposições temporárias.

 Atualmente está sendo apresentada a mostra denominada “Notas de viagem Brasil – Moçambique”, síntese de iniciativas da UFMG no país africano, ampliando os caminhos da parceria entre os povos de língua portuguesa. A parceria envolveu também a Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP e a Universidade Eduardo Mondlane _ UEM, de Maputo, capital de Moçambique.  Em Moçambique viveu o inconfidente e  poeta Tomaz Antônio Gonzaga  –  o Dirceu, depois que foi expulso do Brasil.  Lá se casou, teve filhos e viveu até a morte.

 

Mais informações em Museu Mineiro.

Endereço: Av. João Pinheiro 342 – Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Telefone: +55 (31) 3269 1103

  • Horário de Funcionamento:

Terça à sexta: 10h às 19h.

Quinta-feira: 12h às 21h.

2019-02-04T10:29:43+00:00