DICA DE CULTURA: Presépio do Pipiripau e Presépio da Casa Fiat de Cultura

Home/Blog - Eventos - Notícias/DICA DE CULTURA: Presépio do Pipiripau e Presépio da Casa Fiat de Cultura

DICA DE CULTURA: Presépio do Pipiripau e Presépio da Casa Fiat de Cultura

Por Maria José Vidigal

Neste tempo de Natal uma boa dica é visitar os presépios de nossa capital. Tradição que começou com São Francisco de Assis, em 1223, os presépios lembram a cena do nascimento de Jesus em Belém. As famílias mineiras tinham sempre presente esta bonita tradição.

O PRESÉPIO DO PIPIRIPAU é um tesouro da arte popular mineira. Foi sendo construído ao longo de 82 anos, a partir de 1906, pelo seu Raimundo Machado, que era artesão e mecânico. Tombado em 1984 pelo Iphan, o Presépio do Pipiripau passou recentemente por um processo de restauração que durou 5 anos e procurou modernizá-lo,  preservando  as características originais da obra.  São mais de 3.000 peças artesanais e um engenhoso maquinário, em 45 movimentadas cenas, que contam a vida e morte de Jesus, além de apresentarem  cenas do cotidiano de uma cidade, com suas artes e ofícios.

O Presépio do Pipiripau fica no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, onde o visitante poderá ver outras importantes exposições permanentes de Arqueologia, Cartografia, Geologia e outras.

Saiba mais em: Presépio do Pipiripau

Assim o PRESÉPIO DA CASA FIAT DE CULTURA, em sua 4ª edição, homenageia o Presépio do Pipiripau. É uma construção coletiva, com a curadoria do artista plástico Léo Piló.

Como nos anos anteriores, um mês antes da abertura do presépio, a Casa Fiat convidou os interessados em participar dos ateliês abertos, para a confecção dos elementos que compõem o presépio. São usados materiais recicláveis como papel, papelão, isopor e outros.

Leia mais em: PRESÉPIO COLABORATIVO CASA FIAT DE CULTURA 2018

“O Presépio da Casa Fiat de Cultura alia tradição e inovação, numa reflexão sobre união, colaboração, coletividade, ressignificação e sustentabilidade. Leo Piló explica que a tradição está em remeter aos natais em que as famílias se reuniam para celebrar o nascimento de Jesus – e montavam presépios – e à inovação, ligada à maneira de construção: “Pessoas de todas as idades, às vezes, desconhecidas umas das outras, reúnem-se em encontros e oficinas para trabalhar na montagem desta cena em tamanho natural, feita de modo tão especial. Vivemos uma atualidade de desperdícios e escassez mundial. Para equilibrarmos a balança entre a oferta e a demanda de recursos naturais, muitas coisas precisam mudar! Neste cenário, Maria, José e o Menino trazem, de forma tão singela e delicada, esta mensagem de urgência e esperança, provocando o reatar dos laços de afeto e colaboração e incentivando a reinvenção do mundo”.

Mais Informações:

  • PRESÉPIO DO PIPIRIPAU

Horários das apresentações:

Quarta a sexta-feira: 11h e 16h

Sábados e domingos: 11h, 12h, 15h e 17h

Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês / Telefone 3409-7650

Entrada 10,00

  • PRESÉPIO DA CASA FIAT DE CULTURA

Período da Exposição: 27 de Nov 2018 a 06 jan 2019

Horário e dias de funcionamento:

Terça a sexta: 10h ás 21h

Sábados e domingos e feriados: 10h ás 18h.

Endereço Casa Fiat de Cultura: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte

Entrada Gratuita

 

2019-01-09T09:03:06+00:00